Seja Bem-vindo

Seja bem-vindo ao meu blog....

Sinta-se à vontade, e não esqueça de comentar ......



terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Verdades na Chamada de Jeremias



Jeremias era filho de sacerdote, e tinha por hereditariedade o direito e dever de assumir o posto que era de seu pai, quando esse viesse a falecer.

Ele já teria uma função específica a partir do seu nascimento, ele iria servir a Deus como auxiliar de seu pai e posteriormente como sacerdote.

Mas Deus resolve mudar isso, e levanta-o como profeta para anunciar a sua mensagem à nação de Judá, uma nação que vivia em demasiada desobediência a vontade de Deus.

Meditando no primeiro capítulo do livro deste profeta, percebi alguns aspectos na sua chamada que gostaria de compartilhar.

1º - Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci... (vers. 5a.)

Nessa parte, Deus estava querendo dizer e mostrar a Jeremias o quão excelso é a sua soberania, majestade e poder.

Além de afirmar que Ele é quem forma a criança no ventre da mãe e que Ele ainda dá a vida ao homem, Deus diz ainda que o conhecia antes disso tudo.

Salomão afirmou ao homem que ele não pode entender as obras de Deus (Ec. 11.5).

Davi escrevendo no livro de Salmos diz que a ciência de Deus é maravilhosíssima (superlativo); tão alta, que ele não podia a atingir.

Sendo Deus onisciente e onipotente, não há e nunca haverá, enquanto formos humanos, como compreender e entender o tamanho de Deus, que é conhecedor de tudo e de todos.

Então quero lhe afirmar, que Deus conhece a sua vida, sabe de tudo que ocorre na sua vida, sabe do que você precisa, dos seus sonhos, dos seus planos, do seu futuro, a ainda sabe de suas obras, quer sejam boas ou más, portanto, não há como nos esconder de Deus (Sl. 139).

2º - Antes que saísses da madre, te santifiquei e as nações te dei por profeta. (vers. 5b.)

Agora Deus estava dizendo a Jeremias que ele tinha um propósito na vida dele antes mesmo que ele viesse ao mundo.

Deus estava dizendo que ele já era separado, ele havia sido colocado a parte do povo, Deus estava vocacionando Jeremias para ser profeta, ser um mensageiro divino para aquele povo e geração.

Assim somos nós quando temos um encontro com Jesus, quando nascemos de novo. Ficamos santificados (separados) pelo sangue derramado por Cristo, que nos outorga a missão de sermos profetas a esta geração, elucidarmos a vontade divina, anunciarmos boas-novas de salvação aqueles que ainda não tiveram um real encontro com Cristo.

Então vamos cumprir nossa missão enquanto estivermos neste mundo, enquanto Deus nos dá a vida, enquanto ainda há oportunidades, façamos a vontade daquele que nos chamou.

3º - Então, disse eu: Ah! Senhor JEOVÁ! Eis que não sei falar; porque sou uma criança. (vers. 6)

Primeiro vemos Deus falando e o profeta ouvindo, agora vemos o profeta falando e julgando-se incapaz para tal tarefa, temendo e hesitando em seguir seu propósito, pois achava que era muito jovem para essa árdua missão.

Agora entra o lado humano, que somente vê as coisas com os olhos carnais, que só enxerga o que seus olhos conseguem enxergar, esquecem do sobrenatural.

É bem possível que Jeremias sabia quem era Jeová, pois era filho de sacerdote. Mas em tão pouco tempo havia se esquecido de quem o tinha chamado.

Por muitas vezes achamos que somos incapazes para cumprir um desígnio do Senhor, mas assim como Deus disse a Jeremias que estaria com ele, assim também nas nossas vidas.

Se você tem um chamado, se você tem uma missão a cumprir, não hesite, não tema. Se Deus lhe mandou? Então vá, pois Deus estará contigo, quer os seus adversários ou não, Deus vai lhe ajudar.

4º - ... porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir. (vers. 12b.)

Aqui vemos mais uma característica divina. Deus como cumpridor daquilo que promete.

Jeremias na visão contemplou uma vara de amendoeira.

Amendoeira é uma palavra hebraica, "shaqed", e significa vigilante. Essa árvore era a primeira a florescer após o inverno.

Seria como se a amendoeira ficasse todo o inverno vigiando a chegada da primavera e o fim do inverno para que ela pudesse florescer e dar os seus frutos.

Quantos recebem uma promessa, mas começam a passar pelo inverno, ou seja, pelas tribulações, angústias, provações, parecendo que o frio do inverno vai lhe fazer esmorecer, achando que não irão conseguir passar pelo inverno.

Mas Deus assim como a amendoeira é vigilante (Sl. 121.4), Ele também espera o tempo de sua palavra florescer, Ele espera a chegada da primavera para cumprir os seus designios.

Em Hebreus 4.12, vemos que a palavra de Deus é viva e eficaz.

Isso quer nos dizer que ela tem vida, portanto, a palavra de Deus nos faz a promessa. Mas ela também é eficaz, ou seja, ela produz o que se espera, ela cumpre o que promete.

Então assim como Deus disse a Jeremias sobre o que iria acontecer a ele e a nação de Judá, assim é na minha e na sua vida. Podem se levantar angústias, dificuldades a ponto de querermos desistir da promessa; mas saibamos que tudo se cumprirá no momento que deve acontecer.

Pode tudo passar, tudo pode acontecer, pode todas as outras “árvores” morrerem ou nem chegarem a nascer, mas a amendoeira certamente vai florescer na primavera.

Basta apenas ficar vigilante, para que quando a primavera chegar, a promessa comece a florescer.

5ª - E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo, diz o SENHOR, para te livrar. (vers. 19)

Em tudo neste mundo, sempre se levantará alguém ou algo para atrapalhar o que se está fazendo ou se planeja fazer.

Quer sejam adversários, oponentes, circunstâncias, enfermidades, desilusões, tristezas, etc... Sempre se levantará com o propósito de interromper um projeto.

Aqui se trata da chamada do profeta Jeremias, que foi designado para descortinar os oráculos divinos para a ímpia nação de Judá, nação que fora escolhida pelo próprio Deus como uma nação santa, um povo peculiar, diferente das outras nações.

Quando se falamos de chamada, vocação, vemos que todos nós cristãos temos algo específico de Deus para que possamos cumprir, todos temos um projeto no coração de Deus para executarmos.

Mas quando começamos a fazer deste designio, os obstáculos começam a surgir, os levantes do adversário sempre estarão constantemente na nossa vida.

É interessante notar que Deus afirma a Jeremias que iriam pelejar contra ele. Não algo que poderia acontecer, talvez acontecesse; era algo real, era algo expresso por Deus, vai acontecer, vai ocorrer, irão lutar contra ele.

Mas Deus deu a garantia ao profeta de que o livraria em todos os momentos pois Deus era com ele.

Não será diferente em nossa vida, em nosso chamado.

Os inimigos irão se levantar, as barreiras surgirão, os caluniadores, os fofoqueiros aparecerão para tentar frustrar o projeto de Deus, sempre irá surgir uma Jezabel, que vai tentar assassinar os profetas.

Mas o projeto de Deus não pode ser frustrado, o plano de Deus não pode ser consumido, nada pode deter a vontade de Deus.

Se Deus é quem lhe chamou, fique tranquilo, Deus vai te livrar, Deus vai na sua frente lhe garantindo a vitória, derrubando barreiras, dissipando a fofoca, a calúnia, e exterminando aqueles que querem lhe matar e aos seus sonhos.

Aquele que te chamou te dá razões para continuar, aquele que te comissionou te ajudará, aquele que te chamou lhe garante a vitória(Rm. 8.37).


Deus abençoe a todos

Um comentário:

Unknown disse...

Nossa como Deus é bom... Pensei ontem em te pedir para postar este assunto e quando entrei aqui hoje já vi aqui.... Parabéns meu maninho... Que Deus continue te dando essa tão grande sabedoria... Eu te admiro muito....